
Torta de frango
Há muito tempo, em uma vila pitoresca, vivia uma senhora chamada Dona Elisa. Ela era conhecida em toda a região pela sua habilidade culinária única. Entre todas as iguarias que preparava, uma receita se destacava: a famosa torta de frango.
A história dessa torta remontava a gerações passadas. Diziam que a receita havia sido passada de mãe para filha por muitas décadas, e Dona Elisa era a guardiã atual desse tesouro culinário.
Toda semana, as pessoas da vila esperavam ansiosamente pelo aroma irresistível que emanava da casa de Dona Elisa. Ela começava preparando uma massa delicada, amassando-a com dedicação e paciência. Enquanto a massa descansava, ela cozinhava pedaços suculentos de frango com ervas frescas e temperos secretos. A cada passo, Dona Elisa transmitia a receita com um carinho quase mágico, como se estivesse compartilhando um pedaço de sua história pessoal.
Ingredientes
- Leite
- Óleo
- 3 ovos
- 1 cubo de caldo de galinha
- Sal a gosto
- Farinha de trigo
- Fermento em pó químico
- Margarina e farinha de trigo para untar
- Azeite
- 1 cebola picada
- 1 tomate picado
- Extrato de tomate
- 1/2 lata de milho escorrida
- Frango cozido e desfiado
- Cheiro-verde picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Para o recheio, em uma panela, aqueça 4 colheres de azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o tomate, o extrato, a ervilha e o milho sem agua e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o frango, o cheiro-verde, sal e pimenta e refogue por mais 5 minutos. Desligue, misture com o requeijão e deixe esfriar.
Bata no liquidificador 2 xícaras de leite, 1 xícara de óleo, os ovos e o sal. Transfira para uma tigela, acrescente 3 xícaras de farinha de trigo e 1 colher de fermento, misturando com uma colher. Despeje metade da massa em uma fôrma de 30cm X 22cm untada e enfarinhada, espalhe o recheio por cima e cubra com o restante da massa. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Deixe amornar, corte em quadrados e sirva.